Projeto EEFEL é uma organização de natureza não governamental, sem finalidade lucrativa, baseada no desejo de fortalecimento da sociedade civil para a busca de uma sociedade mais justa.

O termo Projeto EEFEL foi adotado a partir da discussão de que o objetivo maior desta entidade é propor e desenvolver Projetos com base nos conteúdos, metodologias e conhecimentos relacionados à EDUCAÇÃO, à EDUCAÇÃO FÍSICA, ao ESPORTE e ao LAZER com o intuito de contribuir para o desenvolvimento e a promoção humana, sob todos os aspectos, em nossa sociedade.

A formação do Projeto EEFEL foi possível graças à reflexão, ao trabalho, e ao apoio de pessoas que compartilham da idéia de que a atuação de uma Organização Não Governamental (ONG) é um importante instrumento de intervenção social.

Atualmente integram esta entidade 36 cidadãos com formação educacional nas mais variadas áreas do conhecimento e de atuação profissional e do mais alto nível ético e de comprometimento social.


HISTÓRICO DA ENTIDADE

Em 2002, a AEEFEL (Associação de Educação, Educação Física, Esporte e Lazer), uma entidade sem finalidade lucrativa, propõe o Projeto EEFEL de Voleibol, visando, dentre seus principais objetivos, à implantação de medidas de saúde preventiva e de práticas educativas alternativas, por meio das atividades físicas, esportivas e recreativas, dirigidas às crianças e adolescentes, os quais são os mais vulneráveis aos problemas e efeitos das mazelas sociais.

Em seu primeiro ano de implantação o Projeto EEFEL de Voleibol atendeu 180 crianças e adolescentes, na faixa etária de 11 a 17 anos. Entre os anos de 2003 e 2004 este número chegou a 562 atendimentos permanentes realizados demonstrando a necessidade e o potencial de atuação do Projeto EEFEL. Durante este período a AEEFEL (Associação de Educação, Educação Física, Esporte e Lazer), em parceria com a SMECT (Secretaria Municipal de Esportes Cultura e Turismo), possibilitou aos participantes a representação da cidade de Jales nos Jogos Regionais realizados em Birigui e em Santa Fé do Sul, respectivamente, nos anos de 2003 e 2004.

No ano de 2005 a AEEFEL (Associação de Educação, Educação Física, Esporte e Lazer) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação atendeu, através do Projeto EEFEL Escolas Municipais, mais 245 crianças na faixa etária de 09 e 11 anos de idade, através da prática de atividades físicas, pré-desportivas e recreativas associada à prevenção do uso de drogas, a adoção de hábitos saudáveis de vida e a melhoria do desempenho escolar.

Em 2010 a AEEFEL, após um período de dificuldades e recuo em suas ações, concentra seus esforços no desenvolvimento sustentável de seus projetos e suas atividades no curto, médio e longo prazo, inicialmente resgatando e retomando o Projeto EEFEL de Voleibol, desenvolvido inicialmente no Ginásio Municipal de Esportes "Waldemar Lopes Ferraz" na cidade de Jales, interior do Estado de São Paulo, em parceria com a SMECT (Secretaria Municipal de Esportes Cultura e Turismo de Jales/SP).

A amplitude e sucesso deste projeto foram evidenciados através da efetiva representatividade que o município obteve durante importantes competições esportivas como Jogos da Juventude 2010/2011, Jogos Regionais 2010/2011 e Jogos Abertos 2011, bem como na análise sobre o impacto de suas ações e propostas junto aos seus participantes, sobretudo as crianças e jovens, seus familiares e a própria comunidade.

Durante o período de março de 2010 a dezembro de 2011 foram realizados mais de 300 atendimentos permanentes a crianças e adolescentes do município. Além deste projeto a entidade implantou o Projeto EEFEL Adulto Máster Pró Saúde na E.E. Dr.º Euphly Jalles, com o objetivo de oferecer a prática de atividades físicas e esportivas para grupos formados por pessoas nas faixas etárias acima de 18 e 30 anos de idades, e apoiou, participou e promoveu inúmeros eventos e ações sociais, esportivas e educativas em nível municipal, regional e estadual.

Durante o ano de 2011, além de representar o município de Jales nos Jogos Regionais e Jogos Abertos, desenvolveu a exemplo dos anos anteriores diversas ações e eventos como festivais, competições, clínicas, além de reuniões e promoções envolvendo pais, voluntários, membros, colaboradores e representantes do setor público e privado, visando à melhoria, ampliação e manutenção das atividades e projetos desenvolvidos, sempre atrelando o seu projeto institucional a importantes questões sociais como a melhoria da saúde e da qualidade de vida do ser humano, a prevenção ao uso de drogas, sobretudo entre crianças e adolescentes, e buscando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e humana.

Devido ao sucesso e qualidade de suas ações junto aos seus participantes, atualmente a AEEFEL está viabilizando a ampliação, estruturação e implantação de projetos em outras entidades, cidades e regiões do país. A meta principal é o desenvolvimento de ações auto-sustentáveis que contribuam com a melhoria da qualidade de vida, da saúde e da formação integral do ser humano por meio da educação, da educação física, do esporte, do lazer e da saúde, em especial no âmbito preventivo. Para propostas de parcerias, apoios e maiores informações entrar em contato pelo e-mail: projetoeefel@hotmail.com